Alexandre de Moraes é processado nos EUA por empresa ligada a Trump | aRede
PUBLICIDADE

Alexandre de Moraes é processado nos EUA por empresa ligada a Trump

Ministro do STF é acusado pelas empresas Trump Media e Rumble de violar soberania americana; mídia global destaca ineditismo do processo, embate do ministro com Elon Musk e relação de Jair Bolsonaro com Donald Trump

Processo que envolve Alexandre de Moraes tramita em Tribunal de Justiça da Flórida
Processo que envolve Alexandre de Moraes tramita em Tribunal de Justiça da Flórida -

Publicado por Kadu Mendes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A imprensa internacional repercutiu a ação na Justiça dos Estados Unidos que mira o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O magistrado brasileiro é processado por suposta violação à soberania americana. O processo é movido pela Trump Media, ligada ao presidente Donald Trump, e pela plataforma de vídeos Rumble. O caso tramita em um Tribunal de Justiça sediado na Flórida.

Os veículos de comunicação destacam a participação de uma empresa ligada a Trump na causa, além do ineditismo do processo. Como mostrou o Estadão, especialistas em direito internacional observam que a ação contra Moraes é estranha aos trâmites usuais do direito entre nações, o que pode levar a ruídos diplomáticos e à nulidade de uma eventual condenação.

No entanto, para uma especialista em direito digital, o alcance de um tribunal americano no caso é limitado, indicando que ação pode ser meramente 'performativa'. "Estão pedindo para que um juiz americano ordene um ministro da Suprema Corte brasileira a não fazer determinada ação. Nunca vi isso antes", disse Daphne Keller, professora de direito digital da Universidade Stanford. "É um tipo de performance para que você faça barulho sobre a liberdade de expressão."

O americano New York Post relembrou que J. D. Vance, vice-presidente dos Estados Unidos, já foi um dos investidores da Rumble. "Nos últimos anos, Moraes emitiu muitas decisões bloqueando contas de mídias sociais", disse a reportagem. O caso também foi divulgado pela revista Forbes e pelo jornal Wall Street Journal, ambos dos Estados Unidos.


As informações são do Portal Terra

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right